De acordo com Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), no ano de 2021 mais de 3,9 milhões de novos negócios formalizaram micros e pequenas empresas ou se registraram como microempreendedores individuais (MEIs). O número evidencia um crescimento de 19,8% em relação a 2020, revelando assim um constante crescimento no número de empreendedores.

Empreender é o sonho de muitos, mas ao fazer escolhas erradas pode se tornar um verdadeiro pesadelo, pois é um desafio. Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com o SEBRAE, aponta que um terço dos empreendimentos abertos no Brasil fecha as portas em até dois anos, o que é um indicativo alto de decisões mal tomadas.

Mas calma, isso não é o fim. Com cuidado, cabeça fria para ponderar acerca das situações e principalmente conhecimento é possível evitar ou diminuir os danos em algumas situações. Por isso, traremos algumas dicas frente a erros que possam ser cometidos.

·         Não se capacitar

A teoria e prática andam juntas. Por isso, é necessário investir em conhecimento, fazer cursos, treinamentos, se qualificar para um negócio prosperar é necessária uma administração de qualidade.

·         Não ter um plano de negócio

No caso de empreendedorismo, não se pode apenas confiar no sexto sentido, é imprescindível um planejamento prévio no papel que possa identificar as falhas, e os riscos, assim como o sucesso.

·         Não estabelecer metas

Ter um sonho de um empreendimento de sucesso que renda bastante é fácil, difícil é colocá-lo em prática. Por esse motivo, é necessário estabelecer metas alcançáveis, pois com essas pequenas vitórias no decorrer do caminho te dará mais ânimo para chegar ao sucesso final.

·         Misturar finanças pessoais com as da empresa

Misturar finanças é uma das principais causas de uma má gestão. A falta de uma divisão, ocasiona o uso indevido do dinheiro da empresa para motivos pessoais colocando em risco o empreendimento que fica desfocado e sujeito a qualquer tipo de problema financeiro.

·         Não investir em marketing ou divulgação

A repercussão das mídias sociais digitais na vida do indivíduo é cada vez mais presente, influencia na escolha de um produto ou serviço. Portanto, é primordial investir em marketing e divulgação na fase inicial da empresa para conseguir clientes e visibilidade.

Rolar para o topo